Digital Content Brasil

Objetivos de Campanha do Facebook Ads: Quais são e como funcionam.

Para você que é gestor de tráfego, ou está se aventurando neste universo para alavancar seu reconhecimento, engajamento ou vendas, neste artigo vamos explicar ‘Quais são e como funcionam os Objetivos de Campanha do Facebook Ads’.

O Ads Manager (Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads) oferece segmentações bem detalhadas, que nos permite anunciar para um público bem mais específico (que seja mais congruente ao seu produto/serviço) e que é bem mais susceptível à conversão. Isto evita que você gaste “mais do que o necessário”.

Por isto é fundamental entender sobre ‘Quais são e como funcionam os Objetivos de Campanha do Facebook Ads’.

Para que assim você possa definir quem é o seu público alvo e não anunciar para quem não tem interesse (ou tenha pouco interesse) em seu produto ou serviço.

Usando o bom senso, e os conhecimentos adquiridos neste post, você não precisará de grandes investimentos iniciais para começar as suas campanhas, e poderá atingir um grande número de usuários, com campanhas de boa qualidade.

Você precisa traçar uma estratégia inicial antes de decidir qual o objetivo de campanha. A campanha, o público e o anúncio precisam ser congruentes e precisam estar conectados, para que assim, você obtenha êxito em sua investida.

Para entender o porquê da ordem dos Objetivos de Campanha do Facebook Ads, aconselho você a ler nosso artigo sobre Funil de Marketing e Vendas: Veja um exemplo prático e simples.

 

Mas entenda! Funil de vendas e Funil de Objetivos de campanhas do Facebook não são necessariamente a mesma coisa, ok?

 

Quando criamos uma nova campanha, os objetivos utilizados estão agrupados dentro da mesma lógica do funil de vendas só que “deitado”, vamos dizer assim pra você entender mais facilmente. Observe:

Objetivos de Campanha do Facebook Ads

 

Vejamos então ‘Quais são e como funcionam os Objetivos de Campanha do Facebook Ads’.

 

Reconhecimento | Alcance (TOPO DE FUNIL)

Se sua marca, produto ou serviço são novos. Ou se simplesmente a sua empresa é pequena e não tem visibilidade no meio digital. Então as estratégias de reconhecimento são as mais indicadas.

O objetivo final é que, o usuário saiba que você existe, e que sua empresa está no âmbito digital. Claro que uma “boa aparência” ajuda, então atente-se à identidade visual de sua marca ou produto.

Objetivos de Campanha do Facebook Ads

Para isso, você pode escolher entre estes objetivos de campanha do Facebook:

 

  • Reconhecimento da marca: Neste objetivo, seu anúncio alcança pessoas que provavelmente têm mais interesse pela sua marca. Logo, estarão mais susceptíveis a se lembrarem dela.

Utilize vídeos e ou imagens chamativas para prender a atenção do usuário. Quanto mais tempo o usuário permanecer em seu anúncio, maior a probabilidade dele se lembrar de sua marca.

 

  • Alcance: Neste objetivo de campanha, seu anúncio alcança o maior número possível de usuários dentro do público especificado no conjunto de anúncios por você. Quanto maior o alcance do anúncio, maiores as chances de atrair clientes em potencial ou até mesmo clientes que convertam. Atente-se a segmentação para não “desperdiçar” investimento com um alcance gigantesco, para pessoas FORA DO SEU PÚBLICO ALVO.

 

Consideração (MEIO DE FUNIL)

Esta é a fase da “curiosidade”. É aqui que geramos o interesse do usuário pela sua marca ou produto. Aqui ele buscará informações sobre a sua empresa!

Com este objetivo, nós aumentaremos o engajamento dos usuários, oferecendo conteúdos que prendam sua atenção. Conteúdos relevantes são fundamentais nessa fase do processo. Entretenimento, vídeo aulas, informações, atualidades etc…

Objetivos de Campanha do Facebook Ads

Estes são os objetivos de campanha do Facebook Ads que você pode optar neste ponto (meio de funil) das opções de objetivos de campanha:

  • Tráfego: Usado para conduzir o usuário do Facebook para “outro lugar” fora da plataforma. Seu site ou seu aplicativo por exemplo. Um exemplo: Você pode levar o usuário a uma página com cases de sucesso, aumentar o número de usuários do seu aplicativo, etc… No e-commerce, ter um número maior de acessos à “loja” aumenta as chances de vendas. E “alimentam” o PIXEL do Facebook com dados caso ele esteja configurado corretamente na sua plataforma. Vamos falar do PIXEL do Facebook à seguir
  • Engajamento: Se o seu objetivo é aumentar o número de interações e reações as suas publicações ou página, use o Objetivo de Campanha “Engajamento”.

O objetivo específico desta campanha é levar as pessoas para interagirem com seu conteúdo. Isso gera engajamento! Seu anúncio será exibido para usuários mais susceptíveis a se interessarem pelas postagens e/ou página. O anúncio é distribuído para aqueles que têm mais propensão de se interessarem pelo conteúdo e interagirem com ele.
 

  • Instalações do aplicativo: Caso você ou sua empresa, tenha um app, a maneira mais indicada para estimular o download/instalação do seu app  é esta. Ou para incentivar alguma ação secundária (como conseguir “moedas” ou promoções no app). Indico que configure o Software Developer Kit (SDK) do Facebook em seu APP para acompanhar as métricas e evolução de sua campanha e objetivo!

(EM breve um artigo explicando como fazer esta configuração)

 

  • Visualização do vídeo: O Algoritmo analisa o comportamento do usuário em suas plataformas. Logo, o usuário atingido por esta campanha tem o comportamento de assistir vídeos no Facebook e no Instagram. Cases de sucesso, bastidores, parcerias, engajamento com causas, novidades, datas comemorativas e/ou promoções sazonais (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, black Friday, natal etc…) novos produtos… Todos estes são temas interessantes para você atingir este usuário neste objetivo de campanha! Assim, o seu vídeo será exibido para este usuário que tem histórico de comportamento parecido (assistir vídeos nas plataformas).
  • Geração de cadastros: É valiosíssimo ter dados de seus leads, certo? Porque? Por que com estes dados, você desenvolverá públicos semelhantes, fará ‘remarketing’ e desenvolverá seus públicos personalizados e suas campanhas, baseando-se nos dados dos usuários. Nunca se esqueça. “Os dados dos usuários são fundamentais” para campanhas bem-sucedidas. Não somente das campanhas já vinculadas, mas também para futuras campanhas, com objetivos distintos.

Para conseguir mais cadastros (leads), uma estratégia interessante , é fornecer algo interessante e útil em troca. Por exemplo:

  • eBooks;
  • Materiais gratuitos;
  • Workshops;
  • Dicas e tutoriais…

Nunca desmereça uma campanha de geração de Leads…uma lista qualificada de leads pode ser a salvação do seu negócio ou o que te dará base para ganhar escala

 

  • Mensagens: Quero fazer algumas perguntas a você, como usuário, não como anunciante. Seja sincero em suas respostas.
    • Quando você tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, de maneira instantânea e direta com o anunciante ou vendedor, você se sente mais seguro ou menos seguro?
    • Outra pergunta: Você concorda que determinados usuários se sentem mais confortáveis ao fecharem negócio diretamente com o vendedor?

Pois bem. A META (novo nome para o Grupo de Empresas do Facebook) sabe disso. E por isto existe este objetivo de campanha!  Ele permite que você ou seu cliente, ofereçam um suporte mais detalhado e mais dinâmico ao cliente final em potencial, ou a um cliente já fidelizado! Você ainda pode fazer remarketing para os contatos e conversas já existentes. Interessante não?

 

Para conseguir conversões (FUNDO DE FUNIL)

Se você está procurando aumentar as conversões (vendas, downloads de app, orçamentos e etc… estes são os objetivos de campanha do Facebook Ads mais indicados para obter sucesso neste caso.

 

  • Conversões: Este objetivo de campanha tem o intuito de induzir pessoas a completarem ações desejadas pelo criador da campanha, tais como: compra na loja, download de aplicativo, compra no site, cadastros no site etc… Para acompanhar este progresso e seu desempenho usando este objetivo de campanha, é crucial que você tenha instalado o PIXEL do Facebook para além de acompanhar o tráfego, também otimizar suas campanhas, utilizando os públicos atingidos para fazer remarketing e para gerar públicos semelhantes, os públicos de Look a Like (LaL Purchase, LaL Leads, etc…) Leve em consideração que o evento pode acontecer fora do Facebook. Não se esqueça do PIXEL, heim?

Se você não tem experiência com o PIXEL ou tem alguma dúvida, leia nosso artigo: O que é o pixel do Facebook? Entenda como funciona a inteligência de anúncios do Facebook Ads.

 

  • Vendas do catálogo:  Este objetivo de campanha também é chamado de “anúncio dinâmico”. Porque? O Facebook se encarrega de determinar qual produto é mais relevante pra cada usuário. Você vincula o seu catálogo de produtos mais relevantes em apenas um anúncio. Assim você não precisa utilizar um criativo para cada produto. O Facebook exibe seu anúncio para o cliente mais susceptível a interagir com o anúncio. Também exibe estoque e valores de cada produto conforme o catálogo.
  • Visitas ao estabelecimento: O mundo Digital AINDA NÃO TOMOU CONTA DE 100% do mercado. Ainda!

Mesmo com o uso dos Ads, algumas empresas e corporações ainda precisam receber a visita física dos clientes/usuários/consumidores. Vou te dar alguns exemplos:

  • Instituições educacionais;
  • bares e restaurantes;
  • hospitais e clínicas;
  • laboratórios;
  • imobiliárias…

Assim, você pode alcançar geograficamente pessoas que estejam próximos ao negócio. Caso tenha mais de uma sede física, no nível “Conjunto de Anúncios”, você pode segmentar o público por região!

 

Conclusão

Então… Entende melhor agora Quais são e como funcionam os Objetivos de Campanha do Facebook Ads? Percebe que não é tão difícil assim quando se entende separadamente como cada um trabalha e como o algoritmo reage as suas intenções? O termo “Objetivos de campanha” faz mais sentido pra você agora? Incrível não?

É fundamental manter a coerência entre a estratégia traçada, o objetivo definido, o público alvo e o anúncio veiculado a sua campanha. Assim como qualquer estratégia de marketing, o FacebookAds leva tudo isto em consideração.

Use da sagacidade, dos seus conhecimentos, mas nunca, jamais em hipótese alguma, limite-se. Pesquise! Experimente! Estude! Compartilhe experiências e busque sempre por novas possibilidades. O Marketing Digital é uma ciência fluida. Não estática! Não existe verdade absoluta nem fórmula de bolo, estamos sempre testando, e se um dia parar de testar pode ter certeza que você estará errando por não testar!

E ai? Gostou deste artigo? Se você já tem experiência com Gestão de Tráfego, ou está com dúvidas sobre o assunto, acompanhe o Fera do Tráfego nas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre o assunto.

Acompanhe também nossos próximos artigos! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *