Digital Content Brasil

Funil de Marketing e Vendas: Veja um exemplo prático e simples

Você sabe o que é o funil de marketing e vendas? Mas sabe mesmo ou acha que sabe?
O funil de marketing e vendas representa a jornada do consumidor, o processo de compra da descoberta até a tomada da decisão.
.
O funil não se trata da metodologia de marketing que você irá adotar, como, por exemplo, Inbound Marketing (atrair, converter, vender e fidelizar) ou Outbound Marketing (publicidade tradicional, TV, rádio). No entanto as metodologias buscam atuar em todas as etapas do funil ou, melhor dizendo, da jornada de compra do consumidor.

funil de marketing e vendas

 

Inbound X Outbound

Uma pausa rápida no desenvolvimento do assunto para explicarmos resumidamente a principal diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Outbound marketing

Podemos dizer que se trata do marketing e publicidade tradicionais, utiliza da interrupção para comunicar uma oferta de produtos ou serviços através da propaganda em TV, rádios, revistas, ou qualquer ourtro meio de comunicação. A prospecção ativa, aquela em que você vai atrás de possíveis clientes, também é uma estratégia de Outbound Marketing.

Inbound Marketing

Tem como objetivo atrair a atenção do público e conseguir sua permissão para ser ouvido, oferecendo algo de valor. Na maioria das vezes a oferta de conteúdo rico e relevante promove a atração da persona mais interessante para o seu tipo de negócio.

Resumidamente no método de Inbound Marketing os clientes que encontram sua empresa e vão até você a procura dos seus produtos ou serviços

A importância de entender como funciona um Funil de Marketing

Acreditamos na Digital Content que o funil é a diretriz para todas as técnicas e estratégias de marketing digital. Mas por quê? Primeiramente porque a analise do funil é comum a todas as técnicas e estratégias. E também porque marketing é sobre entender as relações entre empresas e consumidores e criar ações que estreitem esse relacionamento.

Percebe que o foco do nosso assunto é o consumidor e não a empresa? Que a todo o momento a jornada que ele percorre até a decisão de compra esta sendo analisada e as ações de marketing sendo tomadas em função disso?

A jornada pode ser breve ou longa dependendo da complexidade da decisão a ser tomada. As ações de marketing digital irão motivar o futuro cliente para que essa jornada seja mais rápida e assertiva o possível em direção a concretização da compra.

Mas a compra deve ser justificada pela resolução do problema latente, do problema inicial que motiva a jornada de compra. Assim a sua solução passa a ser mais valorizada pelo seu consumidor.

Em toda e qualquer técnica e estratégia digital de sucesso esses princípios serão aplicados. Abaixo veja um exemplo de estruturação de funil de marketing simples aplicado nas paginas de um website.

Exemplo de estruturação do funil de marketing

DESCOBERTA

Página de vendas, Landing Page ou conteúdo que ofereça a solução de uma dor da sua persona alvo, mostre que você tem a solução dessa dor, seja através do seu conteúdo com dicas práticas para resolução do problema ou seja através do seu produto. O produto deve ser a solução definitiva. Nessa etapa de aprendizado é o momento em que ocorre a atração.

CONSIDERAÇÃO/INTENÇÃO

Vá além e ofereça algo que tenha valor suficiente para sua persona a ponto dela fornecer seus dados de contato para se tornar um Lead. Como uma vídeo-aula gratuita, por exemplo, uma masterclass, consultoria grátis, ebook, manual, etc. Nesse momento que estimulamos as conversões.

Esse fornecimento de dados pode ser através de chamadas para ação, formulários, Landing Pages ou na própria página “initiate checkout”. Se trata de um elemento intermediário entre o aprendizado e a tomada de decisão.

Quando um usuário inicia o checkout mas não finaliza a compra pode ser considerado como lead, uma vez que a intenção de compra foi demonstrada e você já possui os dados de contato fornecidos pelo seu possível consumidor. Essa lista de contatos mais quentes pode ser utilizada de varias formas para aumentar as vendas, como nutrição por email marketing, grupos de whats app, telegram e também campanhas de remarketing.

DECISÃO

Após a primeira conversão realizada, você terá que conduzir esse Lead até a decisão de compra. Como? Através da nutrição com mais conteúdos que contenham argumentos persuasivos, casos de sucesso da sua solucao, webnars, etc. O intuito é fazer com que o Lead realize a compra. Mas o bom marketing não acaba na compra, o relacionamento com o cliente continua mesmo após a venda concretizada.

RETENÇÃO

Tenha o feedback do seu consumidor e estreite relacionamento a ponto de ele gostar tanto da experiência que teve com sua marca e recomenda-la para outros que buscam a mesma solução ou tenham a mesma dor a ser solucionada. Você pode utilizar as redes sociais para manter esse relacionamento estreito, email marketing, whats app, ou qualquer outro canal que a persona sinta-se a vontade para manter contato.

 

Esse modelo simples de estruturação do funil de marketing e vendas pode aumentar muito o seus resultados e junto o seu faturamento, faça o teste e nos conte os resultados obtidos!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *