Digital Content Brasil

Como e porque combinar conjuntos de anúncios no Facebook Ads?

A META, aos poucos, vem introduzindo recomendações de veiculação na “Visão Geral da Conta” para combinar conjuntos de anúncios no Facebook Ads.

Como todos sabemos, o algoritmo do Facebook vem sendo aprimorado constantemente. Consequentemente essas alterações atingem as estruturas das nossas campanhas na ‘Business Manager’ (Gerenciador de Anúncios)!

Esta recomendação, é uma forma de otimizar e aperfeiçoar a maneira como você estrutura suas campanhas, à nível de Conjuntos de anúncios.

Combinar os conjuntos de anúncios configurados com públicos e criativos semelhantes pode te ajudar a ser mais competitivo no leilão, ultrapassar a fase de aprendizado da campanha e ter um melhor retorno sobre seu orçamento. Isso otimiza o desempenho da campanha.

Isto é mais eficiente para o sistema de veiculação da META. Quando esta combinação é feita, o algoritmo consegue encontrar “melhores oportunidades” para o seu orçamento de campanha. E ao mesmo tempo você está oferecendo mais possibilidades de resultados ao algoritmo.

combinar conjuntos de anúncios

 

Vamos entender isto com mais calma e mais detalhadamente…

Vamos supor que você possua dois conjuntos de anúncio, com criativos idênticos na mesma campanha. No entanto, um é direcionado somente para “homens” e o outro apenas para “mulheres”.

Se você criar apenas um conjunto de anúncio, ampliando o público para “TODOS OS GÊNEROS”, você estará “combinando os dois conjuntos de anúncios”. A verba que estava antes distribuída entre  2 conjuntos foi concentrada em um único tornando este conjunto mais competitivo no leilão. Você também estará ampliando seu público e, dessa forma, irá oferecer ao facebook mais possibilidades de gerar resultados.

Isso aumentará significativamente o desempenho da sua campanha.

Outra dica importante que a própria META nos fornece, é que você pode reduzir o tempo e o orçamento gastos na “fase de aprendizado”.

Toda campanha, quando iniciada, seus conjuntos de anúncios passam por um período chamado de “fase de aprendizado inicial”. Neste período, ele literalmente está “aprendendo” como se comportar perante ao sistema de veiculação da campanha.

Quando veiculamos vários conjuntos simultaneamente e diluímos nossa verba para anúncios entre eles, cada um terá menores chances de “aprender”. Consequentemente seus resultados não serão tão satisfatórios quanto o esperado.

Isto pode manter os seus conjuntos na fase de aprendizado por um período maior de tempo.

E isto faz com que você gaste mais tempo e mais dinheiro, até os conjuntos de anúncios transporem esse período inicial.

Então, combinar os conjuntos de anúncios dentro das campanhas auxilia você obter resultados mais eficazes e satisfatórios com o mesmo investimento.

combinar conjuntos de anúncios

Mas você deve estar se perguntando:

“Como eu posso combinar os meus conjuntos de anúncios”?

Calma, vamos te explicar de uma maneira simples e objetiva!

Primeiramente, você deve escolher um conjunto de anúncios ou criar um novo para combinar com outros.

Mas lembre-se: “todo conjunto de anúncios novo, necessariamente passará pela “fase de aprendizagem”. Então a melhor opção é editar um conjunto já existente que já possua um histórico de desempenho.

Normalmente, escolhe-se o com menor custo por ação ou com uma taxa maior de resultados. É uma questão lógica, e auxilia em toda a estratégia de combinar os conjuntos de anúncios. Atente-se a isto!

Determine o público e o orçamento deste conjunto que você irá combinar.

Escolha os posicionamentos dos criativos.

Por recomendação da própria META, o ideal seriam 6 (seis) criativos diferentes para cada conjunto combinado! Aqui retornamos no conceito de “oferecer possibilidades” à inteligência, ter vários criativos em um único conjunto gera mais possibilidades de resultados para o algoritmo.

Feito isso, desative os outros conjuntos dentro da campanha.

Mantenha ativo apenas o que você otimizou com a combinação dos conjuntos de anúncios. Manter os outros conjuntos ativos, pode gerar “concorrência” com o conjunto de anúncios combinado e sobreposição dentro do leilão.

Como otimização, após o período mínimo de 7 dias você pode pausar os anúncios que tiveram o pior desempenho concentrando sua verba naqueles que apresentaram melhores resultados.

Vamos à um exemplo prático…

Caso você tenha uma campanha com 5 (cinco) conjuntos ativos com públicos e criativos semelhantes, determine um para fazer a combinação.

Combine os 5 (cinco) conjuntos em apenas 1 (um) e desative os outros 4 (quatro).

Como mencionado no início do artigo, a META tem inserido algumas recomendações na “Visão Geral da conta”.

combinar conjuntos de anúncios

Caso ela identifique conjuntos que poderão ser combinados, ela recomendará isto a você. Fique atento.

Ninguém melhor do que ‘ela’ para nos aconselhar sobre como funciona o algoritmo das Campanhas na ‘Business Manager’ (Gerenciador de Anúncios). Essas recomendações têm um passo a passo com as instruções mais relevantes para a combinação dos seus conjuntos de anúncios. Fique ligado.

Leia também o artigo oficial sobre Combinação de Conjunto de anúncios na Central de Ajuda para empresas do facebook.

 

Conclusão

Combinar conjuntos de anúncios parece ser uma coisa efêmera. MAS NÃO É!

Combinar conjuntos de anúncios reduz o tempo de aprendizagem do conjunto, consequentemente diminui o seu custo, e o tempo para a obtenção dos resultados.

Esta é uma estratégia de “simplificar” a estrutura, aumentando o desempenho e gerando um resultado positivo num período mais curto de tempo.

Sempre que a META fizer recomendações, leve em consideração, leia e fique atento.

O algoritmo não é algo estático, muito menos previsível. Então fique ligado, estude, aprimore-se e nunca fique estagnado ou usando “padrões” para suas campanhas e conjuntos de anúncios.

E aí? Gostou deste artigo? Mantenha-se sempre atualizado lendo nosso Blog da Digital Content!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *