Digital Content Brasil

O que é PWA? Saiba como funciona um Progressive Web App

Você sabe O que é PWA (Progressive Web App) e como funciona? Neste artigo iremos explicar e apresentar algumas características, aplicações, vantagens e desvantagens deste recurso.

O PWA nada mais é do que uma aplicação. Ela executa de maneira hibrida, entre a web e o mobile. Ou seja, você pode transformar um site que você acessa muitas vezes, numa aplicação em sua tela principal do smartphone.

Ele executa o site da mesma maneira que no browser (navegador). Durante a experiência no PWA, o usuário não lida com as “poluições informacionais” da tela, tais como: barra de endereço, favoritos, downloads, etc… Deste modo, a experiência fica mais objetiva dentro do conteúdo acessado, com menos distrações.

o que é pwa

Tela de abertura da homepage em PWA / Homepage em PWA

 

Precisamos deixar claro que o PWA não é um aplicativo nativo.

Os aplicativos nativos passam pelas “Store’s” do Google e do iOS. As lojas de aplicativos, e necessitam serem baixados nestas lojas e depois instalados no sistema operacional do seu smartphone.

De qualquer maneira, ambas funcionam perfeitamente. Grandes empresas, tais como o UBER e o Facebook utilizam as duas formas. Tanto o nativo quanto o PWA.

Agora que você já sabe O que é PWA (Progressive Web App) e como funciona, vejamos algumas vantagens de sua aplicação:

 

Algumas Vantagens do PWA

  • Quase nenhuma alteração no código do site;
  • Utilização de HTML/CSS/Javascript;
  • Geolocalização, câmera, microfone, e outras aplicações nativas ativas;
  • Envio de notificações push;
  • Tamanho da aplicação (Normalmente menor que 1 Mb);
  • Modo off-line ativo;
  • Não precisa ser baixado em lojas de aplicativos:

Quando se coloca a aplicação numa loja, você corre o risco do desvio do visitante neste percurso, entre o seu site e a loja. A instalação do app PWA é diretamente no seu site. Desta forma, você aumenta a possibilidade da ação ser realizada pelo usuário, uma vez que, o mesmo não precisa acessar nenhuma plataforma externa para realizar o download.

 

Algumas Desvantagens do PWA

  • Suporte cross-browser (existem muitos navegadores);
  • Sem acesso à vibração, sensores, comunicação com outros apps, etc;
  • Caso tenha aplicações maiores e mais pesadas a Interface web pode perder desempenho;
  • Não pode ser adicionado em lojas de aplicativo.

Conclusão

A ideia principal do PWA não é criar uma segregação entre os APP’s nativos e os PWA’s. Contudo, o foco é apresentar mais uma forma de acesso para seus usuários, visitantes e clientes. O PWA é mais um recurso a ser utilizado. Uma aplicação móvel no ambiente mobile, sem instalação de app nativo.

Compreendendo melhor a funcionalidade de ambos, e agora entendendo melhor O que é PWA (Progressive Web App) e como funciona, basta escolher a melhor opção para a sua demanda. Otimizando assim os recursos do seu site, loja, portal…

Exemplificando:

Caso queira criar uma versão web, totalmente clean e leve, rápida e que resolva parcialmente as demandas do usuário, opte pelo Progressive Web App. Agora, se você precisa de performance, desempenho, recursos e um projeto mais completo, o caminho é o desenvolvimento de uma aplicação nativa.

E ai? Gostou de ler sobre O que é PWA (Progressive Web App) e como funciona? Conseguiu entender sobre o assunto? Acompanhe nossos artigos e fique sempre atualizado…

Quer saber quais plugins não podem faltar na sua instalação do wordpress? Não deixe de ler também ESTE ARTIGO!

Nos acompanhe também no Instagram e no Facebook.

Até a Próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *