Digital Content Brasil

O que é uma campanha de conversão do Facebook Ads?

O que é uma campanha de conversão do Facebook Ads? Os anúncios de conversão são campanhas específicas que têm por objetivo conduzir o tráfego de usuários para que  realizem ações valiosas em seu site. Por exemplo, cadastros, visualizações de conteúdo, adições ao carrinho, compras, entre outros eventos importantes registrados pelo pixel do Facebook.

 

Como funciona uma campanha de conversão?

Para criar campanhas de conversões é preciso, antes de mais nada, instalar o código do pixel que irá registrar a ação que você deseja. Cada ação valiosa tem seu código específico que deve ser escrito no código global do pixel.

Na central de ajuda para empresas do Facebook temos artigos sobre a configuração de rastreamento de eventos do pixel que você pode encontrar clicando aqui.

Veja nosso vídeo tutorial completo sobre a configuração do pixel do Facebook no Seu site WordPress.

Cada vez que um usuário realizar a ação que está sendo rastreada pelo pixel no seu site, essa ação será contabilizada e registrada nos eventos armazenados pelo seu pixel. O armazenamento desses dados possibilita que o pixel aprenda sobre os interesses e comportamentos do público que está trafegando e interagindo no seu site.

A partir daí a própria inteligência do algoritmo que distribui os anúncios se incumbe de exibir seu anúncios para pessoas as quais são mais propícias a realizar essas ações valiosas, através das semelhanças de comportamentos e interesses com seus usuários mais valiosos. Usuários que convertem, que realizam ações valiosas em seu site ou loja virtual.

O que é a Otimização de Campanhas de Conversão?

Para que a campanha seja completamente otimizada e consiga atingir os melhores resultados é necessário que ocorram pelo menos 50 eventos de conversão dentro do que é denominado pelo facebook de Janela de Coversão.

A Janela de conversão é o tempo que decorre a partir do momento que o usuário visualiza seu anúncio até o momento em que ele realiza a ação desejada no seu site. Por padrão o Facebook configura a janela de conversão para “clique ou visualização em 7 dias”, ou seja, se o usuário realizar a ação desejada até 7 dias após ter clicado ou visualizado o anúncio ela será contabilizada como resultado da campanha.

Contudo, para ter uma campanha TOTALMENTE OTIMIZADA, é necessário ter pelo menos 50 conversões em 7 dias. Ou seja, é necessário investir o suficiente para isso. Por exemplo, se voce tem um custo de conversão atual de 2 reais, será necessário investir 100 reais em uma semana para ter uma campanha completamente otimizada.

 

Como verificar o custo por conversão e como ocorre a cobrança?

O resutados da campanha serão exibidos na página do gerenciador de anúncios do facebook. Será exibido o custo médio por cada conversao a medida que o anuncio estiver sendo veiculado, este custo pode aumentar ou diminuir, o que vai depender de uma série de fatores de otimização que iremos tratar em outros blog posts.

Na configuração do anúncio você poderá escolher a forma de cobrança, por impressões ou por cliques. Geralmente usamos o método de cobrança por impressão. a cada mil impressões, cada mil vezes que seu anúncio é exibido na tela dos usuários, é cobrado um valor X que pode variar de acordo com a sazonalidade e concorrência entre os anunciantes.

ATENCAO: Mesmo que seu anúncio de conversão gere 0 conversões, você ainda terá o custo a ser pago pelo CPM (custo por mil impressões).

Muitas pessoas acham que os anúncios de conversão só geram gastos quando ocorrem conversões, um grande equívoco. A cada mil vezes que seu anuncio for exibido na tela será cobrado um valor X, gerando conversões ou não.

Por isso não se deve começar uma estratégia nunca diretamente com campanhas de conversão. O custo por cada conversão será elevado demais e você ainda não possui um histórico de usuários que serve como base para otimização das campanhas. Quanto mais histórico, mais dados sobre os usuários, melhor são as correspondências com o público e melhor é o desempenho da campanha.

 

Conclusão

As campanhas de conversão são um excelente recurso nas estratégias de marketing digital, porém devem ser utilizadas com cautela. Pois podem apresentar um custo muito alto por resultado, tornando a campanha inviável e não trazendo lucro algum, até prejuízo em alguns casos.

O ideal é que campanhas de conversão sejam inseridas nas estratégias digitais após um certo estágio de maturação do tráfego. Principalmente após ter um histórico de conversões.

Curtiu o conteúdo! Nos siga nas redes sociais e ative as notificações do site! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *