Digital Content Brasil

Gestão de tráfego pago: O que é, vantagens e dicas para ter mais resultados.

Utilizar o tráfego pago se tornou essencial em qualquer estratégia de marketing digital de resultados.

Somente construir um site e publica-lo não é suficiente para ter muitos visitantes por mês acessando suas páginas.

Estratégias geradoras de tráfego orgânico são complexas, demandam uma equipe especializada e têm benefícios maiores em longo prazo.

Imagine o quanto seria frustrante não receber nenhuma visita após todo trabalho de construir um site ou loja virtual.

Mas não fique preocupado com isso, nesse artigo você vai entender o que é tráfego pago, as vantagens de utiliza-lo na sua estratégia de marketing digital e como começar a investir.

 

Nota antes de avançarmos: Quem sou eu para te falar sobre tráfego pago? Sou Stephano Coellii – Instagram @stephanocoelli – trabalho com estratégias de tráfego pago há 5 anos, gerencio atualmente mais de 20 contas de anúncios para empresas de vários segmentos e portes na plataforma Facebook Ads. Também tenho a certificação em Gestão de Tráfego Profissional em Google Ads com o Professor Universitário Jorge Avilla, com mais de 10 anos de atuação na área. Gerencio também contas de Google Ads para o setor da mineração, contabilidade e advocacia. Veja os depoimentos dos meus clientes.

O que é Tráfego Pago?

Podemos definir tráfego pago como o fluxo de visitantes que acessa um site por meio de uma campanha publicitária online.

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago depende de investimentos para alcançar resultados.

Vamos comparar o tráfego pago com a publicidade tradicional para você entender melhor.

Você já está acostumado com a publicidade tradicional da TV, rádio e revistas.

Sabemos que os anunciantes contratam agências de publicidade para criar suas campanhas e então pagam as emissoras para exibir os comerciais durante a programação.

Da mesma forma existe também a publicidade na internet em várias plataformas (Facebook Ads, Google Ads, Taboola, Linkedin Ads, Bing) entre outras.

As plataformas de anúncios são as “emissoras” da publicidade digital, na qual realizamos investimentos para exibição de anúncios digitais.

Consequentemente, somente as empresas que investem nos anúncios digitais geram tráfego pago.

 

Fontes de Tráfego Pago

As duas maiores fontes atuais de tráfego pago são o Google Ads e o Facebook Ads, as plataformas de anúncios do Facebook e Google Respectivamente.

O Facebook ads oferece a possibilidade de anunciar apenas com anúncios do tipo display.

Anúncios desse tipo são criados com imagens e vídeos e podem ser exibidos em vários posicionamentos do Facebook, Instagram e também da rede de apps parceiros do Facebook, o Audience Network.

Já no Google Ads temos a possibilidade de criar anúncios de display e anúncios de texto na rede de pesquisa também.

Os anúncios da rede de pesquisa são ativados quando as buscas dos usuários contêm a palavra-chave para qual você está anunciando.

Quando o usuário realiza essa busca o anuncio é ativado e exibido para o mesmo.

Além desses 2 tipos de anúncios o Google Ads também conta com os anúncios de Vídeo do Youtube, outra importante fonte geradora de tráfego pago.

Assim que os usuários clicam nesses anúncios eles são direcionados até a página de destino, acessando o conteúdo, assim que funciona a dinâmica do tráfego pago.

 

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

A maior diferença entre os dois é a necessidade de investimento financeiro  para aumentar o número de visitantes nas páginas escolhidas.

No tráfego orgânico você precisa investir tempo e dedicação nas técnicas mais adequadas para o canal que você está utilizando.

Por exemplo, para melhorar o Tráfego Orgânico proveniente das buscas do Google existem as técnicas e boas Práticas de SEO.

Se você quer entender mais sobre SEO e posicionamento orgânico no Google leia também este artigo.

Já nas Redes Sociais, as estratégias de marketing de conteúdo podem trazer bons resultados aumentando o número de visitantes no perfil sem necessidade do investimento financeiro que demanda o tráfego pago.

Até mesmo os grandes estrategistas de tráfego orgânico investem em campanhas de mídia paga em algum momento de sua jornada para aumentar sua visibilidade.

No Tráfego Pago o maior catalisador do processo é o dinheiro mesmo. Quanto Mais dinheiro, mais pessoas são alcançadas pela campanha, e consequentemente temos mais resultados.

Para fixar o conceito um breve resumo:

Tráfego Orgânico é aquele que não tem custo, o visitante NÃO acessa seu site através de um anúncio pago.

Tráfego Pago é aquele que tem custo, o visitante ACESSA seu site pelo link de um anúncio pago.

 

Porque usar Tráfego Pago? Quais as vantagens?

A pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena investir em tráfego pago?

As estratégias de tráfego orgânico são complexas e exigem dedicação e resiliência, uma vez que seus melhores resultados são obtidos a longo prazo.

O Tráfego pago tem o poder de gerar retorno sobre seu investimento rapidamente. E nada impede que você tenha as duas estratégias rodando uma em paralelo a outra.

O tráfego pago irá resolver seu problema de realizar vendas e ter faturamento a curto prazo permitindo que você trabalhe as suas estratégias de tráfego orgânico com mais calma.

Não tem como exigir que uma estratégia de trafego orgânico gere vendas rapidamente, principalmente se for um negócio iniciante. Essa função é do tráfego pago!

 

A função do gestor de tráfego

Um Gestor de tráfego gerencia campanhas de mídia paga e os investimentos destinados a cada conjunto de anúncios.  É um profissional capaz de analisar e definir as melhores estratégias de tráfego pago para um determinado tipo de negócio.

A gestão de tráfego é um catalisador dos processos digitais, capaz de alcançar públicos qualificados em grande escala em um curto espaço de tempo.

Um bom Gestor é capaz de criar estratégias inovadoras a partir da análise de dados dos relatórios, entendendo o perfil dos usuários que realizam determinadas ações em um site ou nas redes sociais.

O gestor ainda deve avaliar se as campanhas estão gerando o retorno desejado, e caso não estejam, propor alterações e mudanças de estratégia para alcançar os resultados esperados.

 

Indicadores de Performance em Tráfego Pago

Existem métricas relevantes em tráfego pago que devem estar sempre sendo acompanhadas de perto. Essas métricas irão nos mostrar se as campanhas estão com a performance esperada e servem como referência para análise e otimização das mesmas.

A esses dados relevantes damos o nome de KPI (Key Performance Indicator) ou em bom português, Indicador Chave de Performance. Os principais KPI’s em tráfego pago são:

CPC: É o custo por clique, o valor que você paga por cada usuário que clica no seu anúncio.

CPM: E o custo por mil impressões, a cada mil vezes que seu anuncio aparece para os usuários é cobrado o valor x.

ROAS: Referente ao retorno que você está tendo sobre suas campanhas, a sigla em uma abreviação em inglês para “Return on advertising spend” que significa “Retorno sobre gastos com anúncios”. Exemplo: se você investe mil reais em uma campanha e vende 40mil você esta tendo um ROAS de 40x.

ROI: Referente ao retorno líquido sobre seu investimento. O ROI é calculado subtraindo os custos totais da operação do negócio sobre o valor bruto realizado em vendas. Após retirar os custos totais, se divide o lucro pelo valor do investimento e assim temos como resultado final o Retorno líquido ou real sobre o investimento.

CPV: Métrica aplicada a anúncios de vídeo. É o custo por cada visualização de um vídeo.

CTR: É a taxa de cliques, a razão entre o número de cliques recebidos no anuncio e o número de vezes que foi exibido para os usuários. Cliques/Impressões.= CTR.

CPA: É o custo de aquisição, o valor médio que é gasto a cada venda fechada.

 

O que devo saber antes de começar a investir?

Antes de começar a investir em tráfego pago e sair criando campanhas por conta própria você deve dominar e entender a plataforma na qual irá anunciar.

Sem o entendimento da plataforma você não saberá quais estratégias poderá aplicar para cada tipo de negócio.

Primeiramente, busque esse conhecimento e faça algum curso para depois começar a planejar e investir em suas campanhas.

Ou então, se você não quer aprender e não tem tempo para esperar, pode contratar um gestor de tráfego experiente ou agência de marketing digital para fazer a gestão de tráfego de sua empresa.

Porém, mesmo contratando um profissional, você deve pelo menos entender os princípios e conceitos básicos da gestão de tráfego para saber como cobrar do seu profissional e também saber ler os relatórios.

 

Quanto devo investir em tráfego pago?

Não existe uma regra para isso, alguns gestores experientes recomendam até 10X o valor do seu ticket médio por mês, porém a resposta certa para essa pergunta é: depende.

No Facebook Ads o valor mínimo para que uma campanha seja aprovada é de um dólar por dia, na conversão de moeda vamos aproximar para 6,00R$ (considerando a cotação atual do dólar). Esse é o investimento mínimo para que uma campanha seja aprovada no Facebook Ads.

Já no Google Ads você terá que analisar o volume de buscas das palavras chave que deseja anunciar e o custo por clique médio dessas palavras.

Exemplo: Uma keyword tem 1.000 buscas por mês e o custo por clique médio dos lances do leilão no topo da página é de 2,00R$. Se você desejar aparecer em todas as buscas do mês é preciso investir 2mil reais/mês para isso.

Se você está aprendendo e iniciando uma estratégia de tráfego pago, invista um valor que não irá causar grande impacto no seu negócio, caso não alcance os resultados desejados nesse primeiro momento.

FOQUE NO ROI e ROAS e não se arrisque com investimentos muito altos agora no início. Pense em um valor que gere lucro, mesmo realizando uma única venda diária.

Utilize os KPI’s para medir os resultados e mantenha somente aquilo que fez mais sentido para o seu negócio.

 

5 Dicas para ter mais resultados com tráfego pago

Escolha a plataforma de acordo com sua persona

Você deve colher dados sobre a sua persona e escolher qual a plataforma de anúncios irá utilizar.

Caso a persona esteja mais presente no Google buscando soluções e lendo blog posts, Vai de Google Ads!!

Se a persona está nas redes sociais interagindo com posts o dia inteiro, vai de Facebook e Instagram Ads!

Dessa forma, você já começa com um processo otimizado e evita gastos desnecessários.

Fique atento aos objetivos de campanha.

O objetivo ou meta de campanha é de suma importância, você deve configurar suas campanhas para que os usuários realizem a ação que você deseja.

Por exemplo, as campanhas com meta de tráfego irão gerar TRÁFEGO, elas podem não gerar nenhuma venda, porém se visitantes estão acessando seu site através do anuncio, o objetivo da campanha estará sendo cumprido, que é gerar tráfego.

Se você deseja vendas, utilize como meta de campanha conversões ou vendas.

Portanto esteja atento nas metas de campanhas para que ela já não seja criada errado, com um objetivo diferente do que você espera.

Não se jogue em conversões!

As campanhas de conversão são ferramentas poderosas, uma vez que seu objetivo é justamente esse gerar conversões! Porém nem tudo são flores!

Uma campanha de conversões para rodar com 100% de performance necessita de histórico de conversões. Dados sobre o perfil do publico que realiza as ações de conversão.

Sem esses dados, as inteligências das plataformas de anuncio não têm parâmetros suficientes dos conversores. A inteligência ainda não sabe nada sobre esse perfil de usuário.

Como consequência sua campanha não irá gerar conversões caso você já inicie sua estratégia com esse tipo de anuncio.

Nesse primeiro momento, concentre seus esforços no primeiro objetivo da gestão de tráfego, ser conhecido, ser visto por um publico qualificado e, principalmente, adquirir dados dentro da sua plataforma.

As conversões irão acontecer naturalmente e, após você ter um bom volume de conversões, ai sim otimize suas campanhas para conversões.

Nesse momento, você já terá acumulado dados suficientes dentro da plataforma sobre o público que realiza as conversões e poderá criar campanhas otimizadas.

Crie uma cultura de acompanhamento de métricas

Em marketing digital nós não trabalhamos com achismo jamais! Trabalhamos com analise de dados para propor melhorias. Os relatórios são fontes preciosas desses dados.

Estabeleça uma periodicidade para analise de relatórios buscando sempre entender o que gera os melhores resultados para amplificar essas ações e retire da estratégia os elementos que não tiveram bom desempenho.

Uma ferramenta sensacional para acompanhamento e análise de dados é o REPORTEI, através dela você pode gerar relatórios para seus clientes com alguns cliques, analisa-los e realizar suas otimizações.

Deixe bem clara a ação que deseja que seu usuário realize

Você deve sempre propor e deixar bem claro para o usuário a ação que espera ser realizada, seja acessar um pagina para ter mais informações, enviar uma mensagem, solicitar um orçamento, ver um mapa de destino ou efetuar uma compra direta em um E-commerce.

A sua comunicação deve ser simples direta e facilmente identificada pelo usuário. Para melhorar nesse sentido, estude técnicas de Copywriting.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o tráfego pago, seus benefícios e como ter mais resultados com as suas campanhas ai vai uma dica bônus:

Comece pelo planejamento, crie um briefing de campanhas e nele insira todas as informações que você considera pertinentes para a criação das mesmas. Os dados sobre sua persona também devem estar presentes no briefing como faixa etária e dados demográficos.

Os dados do briefing servirão para implantar campanhas de maior qualidade e com certeza você irá colher os frutos de uma boa gestão mais rapidamente

Lembre-se que cada fonte de tráfego tem suas peculiaridades, esteja também atento a isso.

Esclarecedor o conteúdo? Tirou todas as suas dúvidas?

O tráfego pago é uma maneira muito eficiente de trazer público qualificado mais rápido que as estratégias de trafego orgânico.

Espero ter ajudado na sua jornada de marketing digital e que esse conteúdo lhe sirva como referência.

Se você é um gestor de tráfego compartilhe comigo a sua experiência nos comentários!  Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *